O livro “TQM: QUATRO REVOLUÇÕES NA GESTÃO DA QUALIDADE defende a necessidade de reconhecer quatro revoluções na gestão da qualidade e da produtividade, sendo elas:
· Foco no cliente: A idéia central desta revolução consiste em reagir de forma rápida e efetiva às mudanças contínuas que ocorrem na necessidade dos clientes.
· Melhoria contínua dos produtos e serviços através da utilização do método científico de solução de problemas – Isso implica criar abordagens que permitam, de forma sistemática, analisar fatos, agir do ponto-de-vista de uma gestão baseada em fatos e dados e testar permanentemente os resultados obtidos a partir de uma forma empírica.
· Participação total dos empregados –enfoca a necessidade de condições propícias para que possam ser utilizadas a máxima capacidade e a criatividade de todos os membros da empresa, para a formulação e a resolução de problemas concretos da organização.
· Participação no esforço de aprendizagem global da sociedade onde as empresas que buscam incrementar sua qualidade de gestão estão inseridas – as idéias contidas neste ponto relacionam-se com a explicitação da necessidade de que as empresas inseridas no esforço para a melhoria da qualidade de seus sistemas de gestão compartilhem seus processos de aprendizagem com outras empresas que possuam as mesmas crenças relativas à gestão de suas empresas.
Observações críticas:
1ª) Níveis da inserção da prática da qualidade envolvem quatro níveis distintos e inter-relacionados: o indivíduo, os grupos, a organização e a região / sociedade.
2ª) Qualidade como desenvolvimento e cumprimento dos padrões estabelecidos, qualidade visualizada com um processo permanente de imitação das melhores práticas das empresas no âmbito internacional, qualidade construída a partir do desenvolvimento de produtos e processos através do desenvolvimento da inteligência do indivíduo, dos grupos, da organização e da sociedade.
3ª) Perceber a natureza dos métodos e técnicas utilizando nas abordagens reativas e proativas. A parte reativa está fundamentada em abordagens do tipo quantitativa. Na abordagem proativa, trata-se do desenvolvimento e readequação dos processos, de produtos, de novas soluções gerenciais, etc.
O gerenciamento da qualidade total (TQM) é um sistema em evolução que envolve procedimentos, ferramentas e métodos de treinamento para gerenciar companhias a fim de proporcionar ao cliente satisfação em um mundo de rápidas mudanças. O gerenciamento da qualidade total melhora o desempenho da companhia em diversas áreas: eliminando defeitos de produtos, aumentando a atratividade do projeto do produto, tornando mais rápida a entrega do serviço e reduzindo o custo, entre outros fatores.
Modelo de aprender e de aquisição de conhecimento em três partes:
1. Informação + comentário → conhecimento
2. Conhecimento + feedback → compreensão
3. Compreensão + estímulo ao uso do cronograma → habilidade
O bom desenvolvimento do TQM não vem apenas da leitura, deve-se obter resultados através das habilidades para isso deve-se:
Seguindo o processo: Para as práticas do TQM, isso significa a princípio seguir os procedimentos fielmente e introduzir variações somente depois que se houver acostumado a elas.
A evolução do TQM é descrita com a explicação de alguns de seus conceitos básicos, iniciando-se com quatro adequações, ou níveis de qualidade, as quais caracterizam quatro períodos na história do TQM japonês, bem como a análise dos pontos de seus pontos fracos.
As quatro adequações são:
· Adequação ao padrão;
· Adequação ao uso;
· Adequação ao custo;
· Adequação à necessidade latente.
Conceito de qualidade 1 “Adequação ao padrão”: A adequação ao padrão avalia se um produto produzido de forma descrita no manual está adequado ao padrão estabelecido.
Conceito de qualidade 2 “Adequação ao uso”: Adequação ao uso é o meio de garantir a satisfação da necessidades de mercado.
Conceito de qualidade 3 “Adequação ao custo”: Adequação ao custo significa alta qualidade e baixo custo. Métodos modernos para conseguir esse tipo de foco se baseiam na utilização do controle estatístico da qualidade (SQC), monitoração do processo, além do monitoramento do resultado, feedback em cada etapa, por meio do qual cada trabalhador da linha observa o trabalho de seu predecessor, corrigindo os erros imediatamente e a instituição da participação do trabalhador da linha de produção no projeto e melhoria do processo de produção, para torná-lo cada vez mais confiável.
Conceito de qualidade 4 “Adequação à necessidade latente”: a adequação a necessidade latente significa a satisfação das necessidades do cliente antes que os clientes estejam conscientes delas .
Evolução dos Métodos da Qualidade
O conceito dominante de qualidade das principais empresas japonesas tem se modificado aproximadamente a cada dez anos. Na década de 50, a adequação ao padrão era a que melhor satisfazia as necessidades da produção em massa. Os 60, 70, 80, foram dominados, respectivamente, pela adequação ao uso, adequação ao custo e adequação a necessidade latente.
Após devastação da Segunda Guerra Mundial, o principal objetivo da indústria japonesa foi elevar a produção a fim de reconstruir tanto o padrão de vida individual como infra-estrutura comercial do país. Nos anos 50, a preocupação pela qualidade foi considerada um obstáculo à produção em massa. No início da década de 60, os fabricantes começaram a competir não no número de unidades utilizáveis que poderiam produzir mas na variedade de bens que produziam
MARKET-IN
O TQM ensina que a compreensão e a satisfação das expectativas dos clientes são e melhor e única maneira duradoura de atingir o sucesso nos negócios. Para isso o TQM da ênfase a um conceito chamado market-in, o qual concentra-se na satisfação do cliente como objetivo do trabalho, em contraste com o antigo conceito de product-out, o qual concentra-se no produto como objetivo do trabalho.
O conceito market-in diz que todo o empregado tem clientes internos. Você é responsável pelo um processo e tem que agradar ao seu cliente, que é responsável pelo próximo processo.
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