quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

TESTE SOBRE POTENCIAL CRIATIVO

Você tem potencial criativo?
(Teste)por Maria Inês Felippe*
Se você pensa que a criatividade é algo pessoal e intransferível, um dom divino para poucos privilegiados, uma boa notícia: a criatividade é uma característica que pode ser desenvolvida. Assim, como qualquer outro dom, é passível de ser exercitado, melhorado, trabalhado. Vamos lá, você pode tornar-se criativo, por exemplo, mudando comportamentos ou fazendo cursos específicos para isso, mas saiba: a criatividade está ligada a um processo de pensamento.
Afinal você está utilizando do seu potencial de criar?
Para ajudá-lo a responder esta pergunta, elaboramos um questionário bastante genérico, embora contenha informações suficientes para que você tenha o primeiro diagnóstico em relação ao seu poder criativo.
É preciso responder com sinceridade para que o resultado seja de fato fidedigno. Assinale verdadeiro ou falso nas afirmações abaixo:
Afirmação
V
F

1. Costumo seguir minha intuição, sentimentos e emoções. Res.: ( ) Nota: ( )

2. Gosto de modificar, transformar, agregar. Res.: ( ) Nota: ( )

3. A música, as cores e os movimentos são importantes para mim. Res.: ( ) Nota: ( )

4. Gosto de novas experiências, percorrer terrenos desconhecidos. Res.: ( ) Nota: ( )

5. Sinto-me bem quando meu trabalho é baseado em regras e normas previamente estabelecidas.

Res.: ( ) Nota: ( )

6. Tenho pensamentos originais, conceitos diferentes e respostas incomuns. Res.: ( ) Nota: ( )

7. "muda tudo", o "alternativo", o "sonhador", podem ser meus apelidos. Res.: ( ) Nota: ( )

8. Mantenho-me firme nas minhas convicções para que as mudanças não alterem a minha rota. Res.: ( ) Nota: ( )

9. Não gosto de fazer as coisas sempre da mesma forma. Res.: ( ) Nota: ( )

10. Diante de qualquer problema ou situação, vou ao centro da questão, sem rodeios. Res.: ( ) Nota: ( )

11. Sou detalhista, dou importância a minúcias e pormenores. Res.: ( ) Nota: ( )

12. Estabeleço novas relações e conexões em situações diversas. Res.: ( ) Nota: ( )

13. Quanto mais a pessoa muda sua forma de ser, cada vez mais deixa de ser ela mesma, e isso não é positivo.

Res.: ( ) Nota: ( )

14. julgamento dos outros sobre a minha pessoa e o meu trabalho é muito importante para mim. Res.: ( ) Nota: ( )

15. Devemos sempre acertar, errar é constrangedor. Res.: ( ) Nota: ( )

16. Arrisco-me assumindo soluções sem precedentes. Res.: ( ) Nota: ( )

17. Considero problemas como oportunidades. Res.: ( ) Nota: ( )

18. No dia-a-dia analiso situações de forma racional, objetivando atenuar riscos. Res.: ( ) Nota: ( )




TOTAL DE PONTOS: ____________________

Nenhum comentário: