quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Síntese Sobre a Ética das Virtudes

“A teoria das virtudes baseia-se em grande parte na Ética a Nicomaco de Aristóteles.
Com base no texto conclui-se que os teóricos das virtudes concentram-se no caráter, ou seja, estão interressados na vida da pessoa como um todo. Desta forma os teóricos das virtudes buscam respostas a diversas questões no sentido de descobrir como se deve viver para ser um sujeito virtuoso, e as respostas a estás dada questões e cultive as virtudes. Todavia conclui-se que a única forma de prosperarmos como seres humanos que e o desejo de toda a gente de acordo com Aristóteles e somente cultivando as virtudes.
A palavra Grega usada para PROSPERAR era EUDAIMONIA, por vezes traduzida por FELICIDADE, ou seja, a Eudaimonia aplica-se a toda a vida e não a estados particulares em que nos podemos encontrar em certos momentos, pois conforme acreditava Aristóteles podemos viver muitos momentos de prazer físico, mais ainda sim não alcançaríamos a Eudaimonia, pois o que promove a prosperidade (Eudaimonia) seria a forma de vida do sujeito.
Uma virtude não é um habito irreflectido, ao invés, implica em juízo inteligente sobre a resposta apropriada a situações em que nos encontramos, ou seja uma pessoa que tenha a virtude de ser generosa, sentir-se-ia generosa e agiria generosamente nas situações apropriadas, sem esperar por benefício próprio, é sim uma forma de vida e caráter da pessoa.
Uma pessoa virtuosa não e escolher num catalogo a que melhor queira se desenvolver, e também não quer dizer que uma virtude, torna o sujeito virtuoso, isto seria um mal entendido, pois conforme Aristóteles, uma pessoa virtuosa e alguém harmonizaram todas as virtudes, e elas têm de ser incorporadas na estrutura da vida da pessoa.
Os teóricos das virtudes apresentam varias listas de virtudes, contudo o ser humano deve buscar o melhor carece para prosperar. Esta tem sido a grande dificuldade de definição da teoria da virtude, pois nem sempre e claro com fundamento se elege algo como uma virtude, pois o perigo consiste na possibilidade de os teóricos se limitarem a redefinir os seus preconceitos e formas de vida como virtudes, e as atividades que não gostam como vícios. Outra critica e o fato da teoria das virtudes e pressupor a existência de uma natureza humana, com padrões gerais de comportamento e sentimentos apropriados para todos os seres humanos.

Bibliografia:
http://filosofiadareligião.no.sapo.pt/etica%20das%20virtudes.doc

Nenhum comentário: