quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

O MERCADO E SUA COMPOSIÇÃO

MERCADO: Mercado é local onde ocorre as transações de mercadorias e recursos monetários (diversas formas).Antigamente, mercado era o local onde pessoas e empresas trocavam seus produtos em locais físicos determinados ,as pessoas tinham que deixar suas residências para comprar o que necessitavam,hoje com o advento das tecnologias comprar e negociar tornou-se uma prática muito simples,não é preciso mais adquirir mercadorias e trocá-las por moeda em espécie (meios magnéticos e internet se tornaram tecnologicamente viáveis em quase toda parte do mundo,facilitando dessa forma qualquer transação) e nem é preciso percorrer grandes distancias para efetuar as compras,toda facilidade é proporcionado por avanço das tecnologias que minimizam riscos de toda espécie,diminuem custos,ampliam as velocidades transacionais e de fronteiras.Assim mercado nos moldes atuais assume uma conotação mais complexa, e por isso, torna-se necessário dividi-lo em treis partes para que seu estudo fique facilitado,o mercado é composto por concorrente,consumidor e por ultimo em fornecedor.

CONCORRÊNCIA.Muitos empresários acreditam que seus concorrentes são somente as empresas que vendem produtos iguais ao seu -mas qualquer produto vendido na mesma área em que sua empresa atua,e que atenda a mesma necessidade que os seus produtos atendem (exemplo produtos substitutos como carne de boi e frango em períodos sazonais,vendedores com a mesma que representam a mesma bandeira ex. postos de gasolina,franquias como Mc Donald`s),é seu concorrente.Para isso fazer pesquisas constantes constitui um bom caminho para avaliar o grau em que o concorrente está situado à sua frente.

CLIENTE: Outro tipo de mercado , e o mais importante,são o mercado consumidor.Todas as pessoas ou empresas que possam se interessar por seu produto ou serviço e, portanto,se tornarem clientes,formam o mercado consumidor.Sem cliente ,não há negócio.Isso devido principalmente nos tempos de hoje onde a competitividade ser muito acirrada.Conhecer o perfil dos seus clientes torna-se necessário uma vez que atender os seus anseios é um dever de toda as empresas.Deve-se ficar de olho não só nos clientes potenciais,mas também nos clientes não potenciais.Pesquisando sobre o seu cliente não só é de extrema importância para você conhecer ás suas necessidades como também estar sempre propondo produtos de boa qualidade assim como novos produtos.
Pesquisa básica sobre consumidor.

FORNECEDOR : E o terceiro tipo de mercado é fornecedor,que é composto pelas empresas e pessoas que fornecem algum produto ou serviço para que sua empresa possa fabricar e vender seus produtos, e constitui outro elemento importante nas decisões gerenciais,conhecê-los profundamente constitui uma obrigação para todas às empresas,pois os conhecendo pode-se avaliar varias variáveis significativas e que as mesmas podem influenciar no negócio.Exemplo, formação de preços,queda de custos,produtos diferenciados para os clientes,parcerias em negociações,pesquisas,campanhas publicitárias e marketing social ,entre outras ações.E muito importante transformar o fornecedor em parceiro é interessante desenvolver um relacionamento próximo com ele.Bons fornecedores podem ser excelentes parceiros para sua empresa.

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