quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

OBJETIVOS PRINCIPAIS E SECUNDARIOS DA GESTÃO DA QUALIDADE

OBJETIVO DA GESTÃO PELA QUALIDADE?


Um sistema de gestão da qualidade pode fornecer a estrutura para melhoria contínua com objetivo de aumentar a probabilidade de ampliar a satisfação do cliente e de outras partes interessadas. Ele fornece confiança a organização e a seus clientes de que ela é capaz de fornecer produtos que atendam aos requisitos do cliente de forma consistente. Devendo assim, implantar uma política de qualidade que juntamente com os objetivos da qualidade proporcionam um foco para dirigir a organização. Os objetivos da qualidade, precisam ser consistentes com a política da qualidade e o comprometimento para melhoria contínua, e seus resultados precisam ser medidos. O cumprimento dos objetivos da qualidade podem ter um impacto positivo na qualidade do produto, na eficácia operacional e no desempenho financeiro, conduzindo assim a satisfação e confiança das partes interessadas. "ISO 9000/2000"


Qualidade: grau no qual um conjunto de características inerentes satisfaz a requisitos. Totalidade de características de uma entidade que lhe confere a capacidade de satisfazer as necessidades explicitas e implícitas .

Gestão da qualidade total: modo da gestão de uma organização, centrada na qualidade, baseado na participação de todos os seus membros, visando o sucesso a longo prazo, através da satisfação do cliente e dos benefícios para todos os membros da organização e para a sociedade.


Qualidade total : expressão usada para designar um conceito amplo da qualidade no qual as dimensões de “resultado” para todas as pessoas em todos os níveis, custo (preço), atendimento aos clientes (entrega-prazo, local e quantidades certas), moral-nível médio de satisfação das pessoas envolvidas e segurança do usuário e dos negócios.


“ A razão de ser de uma empresa são seus clientes. Portanto, toda sua administração deve estar voltada para a qualidade que é a busca contínua da satisfação das necessidades dos clientes. Mais recentemente, ficou claro que a empresa é um meio para atingir a satisfação das necessidades de todas as pessoas (clientes, acionistas, empregados e vizinhos).” Falconi

“ O consumidor é a parte mais importante da linha de produção.” Deming:




Na Introdução da ISO 9000 são apresentados os Princípios da Gestão da Qualidade, com a seguinte declaração: “Para conduzir e operar com sucesso uma organização é necessário dirigi-la e controlá-la de maneira transparente e sistemática. O sucesso pode resultar da implementação e manutenção de um sistema de gestão que é concebido para melhorar continuamente o desempenho, levando em consideração, ao mesmo tempo, as necessidades de todas as partes interessadas”. E complementada: “Oito princípios de gestão da qualidade foram identificados, os quais podem ser usados pela Alta Direção para conduzir a organização à melhoria de seu desempenho”.
Estes Princípios devem ser analisados com muita atenção para que se possa identificar a função bem como a lógica de cada um deles e a inter-relação entre eles, esta análise nos permitirá colher um grande aprendizado para o uso efetivo na idealização, implantação e manutenção de um Sistema da Gestão da Qualidade eficiente e eficaz.
Os oitos princípios são:
O Foco no Cliente: é início de todas as ações de uma Organização, por tratar-se de sua razão de ser, e por conseqüência suas necessidades e requisitos devem ser claramente identificados, atendidos e se possível superados para assegurar sua efetiva satisfação. Antecipar-se às suas necessidades de modo encanta-lo é a chave do sucesso e da garantia de sua fidelização.
A Liderança: é a mola propulsora da Organização e demonstração da ação do líder empreendedor e inovador se dá pela sua efetiva participação na identificação dos requisitos do cliente, das tendências do mercado e principalmente pela ação de transmitir e traduzir estes requisitos para dentro de sua Organização. Cabe também ao Líder o papel de definir os rumos e as diretrizes que norteiam as ações de sua Organização, bem como de criar condições adequadas de ambiente de trabalho que permitam que seus liderados possam disponibilizar todas as suas competências no exercício de suas funções. O líder deve então estar com um olho no mercado e outro nos seus liderados procurando suprir as necessidades de ambos para assegurar o sucesso de sua Organização.
O Envolvimento de Pessoas: é o princípio que trata do maior recurso disponível em cada Organização, pois pessoas envolvidas asseguram o uso efetivo de seu conhecimento e de sua dedicação. As pessoas precisam ser competentes e estarem conscientes da importância de seu trabalho correto para a consecução dos objetivos específicos de seus processos, bem como dos objetivos estratégicos da Organização. A competência das pessoas inclui o conhecimento, a experiência e principalmente a aptidão, em outras palavras o saber fazer, o ter feito e principalmente o gostar de fazer, isto garante que as pessoas vistam a camisa e se sintam efetivamente envolvidas.
A Abordagem de Processo: identifica o modo com as pessoas competentes e envolvidas se agrupam para conseguir os resultados desejados. O líder ao definir e inter relacionar os processos organizacionais e ao garantir as necessidades de recursos e de informações a Organização estará se capacitando a conseguir resultados mais eficientes. Os processos devem ser radiografados de modo se identificar, além das entradas e saídas, quais são os recursos e as informações necessárias para assegurar o seu bom desempenho.
Um dos recursos fundamentais para que os processos gerem os resultados esperados é o definido pelo princípio de Benefícios Mútuos nas Relações com os Fornecedores, pois somente com fornecedores tratados como parceiros, em uma relação do tipo ganha&ganha, é que se conseguirá assegurar as melhores condições de preço, prazo e qualidade de produtos e serviços adquiridos.

A Abordagem Sistêmica para a Gestão: é o princípio que orienta a Organização a identificar, entender e gerenciar os processos inter-relacionados como um sistema contribui para a eficácia e eficiência da organização no sentido desta atingir os seus objetivos; os processos assim alinhados permitem que o líder defina os indicadores de desempenho para monitorá-los adequadamente.
A Abordagem Factual para Tomada de Decisão: assegura que o líder possa identificar medir, acompanhar e analisar os dados e as informações para poder tomar decisões eficazes. O líder ao adotar este princípio cria um painel de bordo que permite identificar seus pontos fortes e as oportunidades de melhoria que assegurarão o sucesso de sua Organização.
O princípio da Melhoria Contínua: como resultado das análises dos dados garante que a Organização siga na busca da excelência de seus processos e demonstre efetivamente o Foco no Cliente ao entender, atender e superar as expectativas. Nesta seqüência pudemos perceber a lógica e a inter-relação existente em cada princípio e entre eles, agora trataremos do aprendizado decorrente do uso dos mesmos. Em primeiro lugar gostaria que no esquema apresentado fosse identificado o PDCA, que assegura que o uso ordenado dos princípios garante o aprendizado, onde: - os princípios de foco no cliente, liderança e pessoas envolvidas constituem-se nas ações de (P) Planejar. - os princípios de realização por processos e benefícios mútuos de fornecedores demonstram as ações de (D) Executar, - o princípio de abordagem sistêmica ocupa a posição do (C) Controlar, e - os princípios de tomada de decisões baseado em fatos e de melhoria contínua constituem-se no (A) Agir. Cabe, também, ressaltar que estes princípios podem ser usados pelo líder como base para a definição da Política da Qualidade e dos Objetivos da Qualidade da Organização, bem como para motivar e conscientizar as pessoas no entendimento do Sistema de Gestão da Qualidade.
Os pontos levantados por Deming devem ser levados em consideração, alguns deles são;
• Estabelecer a constância de propósito para melhorar o produto e o serviço.
•Adotar a nova filosofia. Tornar a qualidade meta da empresa.
Acabar com a dependência da inspeção em massa.
•Deixar de negociar apenas com base nos preços.
•Eliminar as barreiras entre as áreas de apoio. Fazer com que todos os setores da empresa trabalhem em equipe, harmonicamente, em busca da solução de problemas e dos objetos da organização.
•Instituir um sólido programa de educação e retreinamento.
Kaoru Ishikawa também contribuiu muito para a melhoria da qualidade. Abaixo está algumas das ferramentas implementas por ele.
• Introduziu as 7 ferramentas da qualidade:
- Fluxogramas;
- Folhas de Registo;
- Histogramas;
- Diagramas de Pareto;
- Diagramas de Causa e Efeito;
- Diagramas de dispersão;
- Cartas de controlo e estudo da capacidade dos processos
* permitem a aplicação por qualquer trabalhador.
* não somente o especialista em qualidade.
• Introduziu os CCQ: Círculos de Controle da Qualidade.
Estes princípios, só serão efetivamente úteis se forem entendidos, discutidos e utilizados pelos líderes das Organizações como valores fundamentais na busca da excelência.
Assim, ao entendermos e usarmos adequadamente os Princípios da Gestão da Qualidade estaremos construindo nosso Sistema de Gestão da Qualidade sobre um conjunto estruturado de estacas que garantirão o sucesso de nossa Organização.


Bibliografia;
Modelagem dinâmica da gestão
Ronaldo darwich Camilo
TQC Controle da Qualidade Total
Vicente Falconi campos
O Método Deming de Administração
W. Edwards Deming
NBR ISO 9000
Sistema de gestão da qualidade
http://www.cel.coppead.ufrj.br/fs-busca.htm?fr-qual-log.htm
http://www.indg.com.br/
http://www.psicologia.com.pt/artigos

Nenhum comentário: