quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

DESPERTAR A CRIATIVIDADE

OS CIRCULOS DA CRIATIVIDADE (C.C.)

As organizações que adotaram com sucesso o conceito dos círculos de qualidade realmente estão em ótima posição par ampliar o sistema, de forma a abranger o ciclo total da criatividade e de inovação, tornando os seus círculos efetivamente círculos de criatividade.

Da mesma forma que o desenvolvimento dos círculos de qualidade requer de um programa árduo e continuo, os C.C., alem disso exigem um programa de trabalho de desenvolvimento da imaginação.

Os círculos de qualidade provaram que os ganhos com o movimento são enormes. Da mesma forma os C.C. podem oferecer ganhos maiores ainda, porem o quere se cada vez mais criativo precisa tornar-se uma espécie de religião que, ai sim, será a alavanca que permita levantar uma empresa medíocre para o nível das empresas excelentes. Para se estabelecer um programa de C.C., e fundamental um compromisso e uma dedicação do topo da organização.

CRIATIVIDADE NORMATIVA.

Trata-se da aplicação de ideias criativas na solução de um problema, respondendo a um objetivo definido, a um desejo ou uma missão. Pode ser definida como voltada para resultados.

CRIATIVIDADE EXPLORATORIA

A criatividade exploratória ocorre quando se criam idéias para se desenvolver atividades futuras que não estão necessariamente relacionadas com necessidades conhecidas ou exigências explicitas. A criatividade exploratória se identifica com a busca de oportunidades, lança-se o processo criativo bem para a frente, para um mundo sonhado no futuro, com a esperança de descobrir um a mina de ouro no fim do ciclo ou do “túnel”.

CRIATIVIDADE POR “SERENDIPIDADE”

O uso da criatividade para identificar as descobertas que aconteçam de forma casual ou graças a um golpe de sorte.
Desta maneira, a criatividade e a inovação que acontecem por serendipidade são aquelas quando as idéias que a produzem ocorrem graças a descobertas fortuitas.
“O acaso só favorece a mente preparada”.



Celso varga (Empresa Freios Varga) diz: “Uma empresa é o que seus colaboradores são: todos os problemas e todas as soluções são função das pessoas”.

O Eng. Celso Varga, tem investido pesadamente em cursos de educação e treinamento aos seus colaboradores, alem disso coloca-os em contato com os objetivos imediatos ou permanentes da empresa, alem de incentivados financeiramente a contribuir com idéias para melhoria do processo de produção.
Segundo Celso Varga, essa e a melhor forma para manter viva a chama da criatividade.

É preciso estar sempre melhorando, inovando, usando a criatividade para que o seu negocio possa ter sucesso, sempre com a participação de todos.

Pessoas criativas devem ter domínio sobre si mesmas. Afinal se podemos ver as coisas sempre pelo lado bom e nos sentirmos felizes, porque vê-las pelo lado rum e nos sentirmos infelizes.

De nada adianta nos desgastarmos, perdemos tempo e nos irritarmos ( e aos outros que nos ouvem...) lamentando a “eventual” falta de sorte do passado... Devemos sim, tem automotivação para querer vencer. A motivação é a chama da vida e o estopim da felicidade!!! A automotivação requer mais do que a intenção: exige ação efetiva e continuada na criação de uma disposição mental.

O importante na vida é também a participação. A participação é conviver, e fazer parte,. Participar é apoiar e ser apoiado!!! É pertencer ao grupo, sem perder a individualidade.

Finalmente, é fundamental que cada um de nós não esqueça de pratica uma administração do corpo criativa.
O nosso corpo também precisa ser compreendido e bem administrado, visto que o seu mau funcionamento reflete negativamente em todos aspectos da vida, ou seja a Criatividade.



Na empresa empreendedora, todas as pessoas e principalmente os executivos devem lembrar permanentemente de que: não há negocio sem risco nem futuro sem inovações.

PROFISSIONAL ELEFANTE

Você conhece o profissional ou organizações elefante quando se depara com aquelas pessoas que são muito lentas no desenvolvimento de suas atividades, que não tem comprometimento com as suas responsabilidades e, portanto, acabam sendo um peso muito grande, difícil mesmo de carregar, de ser inovador e criativo.

Podemos e devemos deixar de ser um peso para a organização onde atuamos, com trabalho, dedicação e motivação. Nossa memória deve servir para guardar sucessos de outrora que nos estimulem a continuar lutando no alcance de novas realizações.

MUDANÇA NOS VALORE DO TRABALHO E A MOTIVAÇÃO.

Pode-se dizer que o envolvimento das pessoas com seu trabalho tem diminuído com o passar do tempo bem como as pessoas para com ele.

Antigamente, vivíamos num contexto diferente, onde as pessoas dedicavam-se de corpo e alma ao trabalho e estavam dispostos a encarar desafios. Com o passar do tempo, houve uma mudança. Um dos aspectos críticos da motivação e a redução ou o excesso na jornada de trabalho levando a uma saturação psicológica do trabalhador como também a instabilidade social, política econômica que o pais tem passado, provocando também instabilidade nos negócios e consequentemente no trabalho.

Basicamente a pessoa não consegue ir em frente se não for movido. O “movido” é um estimulo que impulsiona para o comportamento especifico, estimulo este podendo ser interno ou externo.
O interno são as necessidades, aptidões, interesses pessoais. É os externos são estímulos e incentivos que o ambiente oferece.

A estimulação da criatividade e aspecto importante para a organização. Assim é necessário dar liberdade para o funcionário criar novas formas de trabalho, produtos e serviços, proporcionando o comprometimento com a empresa.

O medo de errar e da punição e predominante na maioria dos cenários das organizações. É importante lembrar que o individuo criativo é regido pela auto realização, está atento a tudo o que acontece. Alem disso, busca desafios, cria o novo, busca soluções criativas para os problemas, tornado-se motivante e auto motivador.

O desafio ao uso da criatividade no trabalho leva a motivação, favorecendo a participação ativa.
Quando se bloqueia a inteligência criativa há o desinteresse de participar, opinar e envolver-se mais e mais.

Devemos lançar mão do famoso Brainstorming, pois seu objetivo e aumentar a capacidade criativa das pessoas em resolver problemas.

COMO TER UM EXCELENTE DESEMPENHO NUM AMBIENTE ALTAMENTE COMPETITIVO.

Há poucas duvidas de que o setor empresaria no futuro próximo, deixara de se mostrar incerto para tornar-se altamente competitivo.
A competição será entusiasticamente abraçada, no geral, pelas pessoas mais criativas e flexíveis.Segundo as pessoas criativas, um dos aspectos mais desejados para o ambiente de trabalho é a sensação de fazer parte de uma organização envolvida com uma atividade significativa e socialmente benéfica.

Nenhum comentário: