terça-feira, 25 de novembro de 2008

O papel do Tecnólogo nas organizações


Por Ronald dos Santos Lorieri *

Os Cursos Superiores de Tecnologia possuem características que os tornam excelentes oportunidades de formação profissional. Regulamentados pelo Conselho Nacional de Educação, têm foco no domínio e na aplicação de conhecimentos científicos e tecnológicos em áreas específicas de campos profissionais. Isso faz com que sejam espaços de capacitação acadêmica e de qualificação tecnológica para quem deseja investir em si próprio e pretende se (re)inserir no mundo do trabalho.
Com duração variando de dois a três anos, são construídos visando atender às demandas por profissionais competentes, atualizados e preparados para fazer uso dos recursos tecnológicos da Sociedade do Conhecimento. Além de uma abordagem consistente dos diversos temas científicos e tecnológicos, os Cursos Superiores contemplam saberes mais amplos, necessários à atuação do profissional, como agente transformador, no contexto político, econômico e social no qual desenvolverá suas atividades.
Ressalte-se, também, que os Cursos Superiores de Tecnologia têm no horizonte profissionais capazes de refletir, analisar e buscar alternativas de trabalho compatíveis com a realidade organizacional e social, sempre com uma postura ética e cidadã frente aos desafios da sociedade, de modo a se tornarem sujeitos no processo de desenvolvimento humano sustentado.
A educação tecnológica no Brasil é regulamentada pelo Ministério da Educação através da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 1996 e pela Resolução CNE/CP3 do Conselho Nacional de Educação e já existe há muitos anos, com vários Tecnólogos já formados em diversas Instituições de Ensino Superior brasileiras, como Universidade Paulista (SP), Centro Universitário Ibero-Americano (SP), Centro Universitário Nove de Julho (SP), Universidade Potiguar(RN), UniverCidade(RJ), CEFET(MG) CEFET(SC), CEFET(MT), Universidade Castelo Branco(RJ), Universidade Gama Filho(RJ), Universidade Anhembi Morumbi(SP) e várias outras.

No ambiente das empresas têm ocorrido profundas alterações nas formas de atuação, exigindo harmônica conjugação dos parâmetros: inovação tecnológica, estrutura e pessoas com a própria matriz organizacional. A competitividade de uma empresa resulta da habilidade de seus dirigentes em administrar, de forma integrada, esses parâmetros em direção às crescentes e rigorosas exigências do mercado.
Nesse contexto contemporâneo de atuação consolida-se o papel do Tecnólogo, como um importante profissional capaz de desenvolver a competitividade, pela melhoria da produtividade e da qualidade.

A atuação do Tecnólogo pode se estender desde a criação, o domínio, a absorção e a difusão dos conhecimentos, atingindo o pleno atendimento das necessidades estabelecidas. Trata-se de um profissional capaz de oferecer soluções criativas e de participar de equipes habilitadas na concepção e desenvolvimento de soluções. A interdisciplinaridade em sua formação e a polivalência em sua atuação facilitam sua inserção em equipes produtivas de trabalho. O Tecnólogo é o agente capaz de colocar a ciência e a tecnologia a serviço da Sociedade, no atendimento de suas necessidades.
Nas circunstâncias atuais, o Tecnólogo é visto como o profissional que busca sistematicamente ampliar seus conhecimentos, suas habilidades e suas aptidões, não só no âmbito tecnológico, como no humanístico (comunicação e relações humanas), a fim de contribuir para o desenvolvimento holístico da sociedade em harmonia com o ambiente. Para tanto, ciência e tecnologia constituem embasamentos que esse profissional utiliza para a concepção e desenvolvimento de produtos, processos e materiais, objetivando a uma aplicação econômica e comprometida com o bem estar social e do ambiente.
Para que sua formação seja plenamente atingida, torna-se necessário desenvolver no futuro tecnológico, indispensáveis atributos que o caracterizam posteriormente em seu desempenho, tais como:

- capacidade de reconhecer problemas e solucioná-los;
- adequada base científica balanceada com habilidades específicas;
- conhecimento adequado das ciências básicas e fundamentais;
- capacidade de comunicar suas idéias e de defender seus projetos;
- mentalidade aberta e atitude positiva em face dos avanços tecnológicos;
- autodidatismo;
- sólida cultura, busca de novos conhecimentos e atualização permanente;
- domínio de linguagens computacionais;
- domínio de língua estrangeira;
- capacidade para trabalhos individuais e em grupos;
- liderança e empreendedorismo;
- responsabilidade e comprometimento profissional com resultados.

Devido a constante transformação ou evolução tecnológica do mundo moderno, fica cada vez mais claro que as organizações estão mais exigentes com relação aos novos profissionais inseridos no mercado. Com isso surgem e desaparecem ao seu tempo novas profissões.
Este artigo mostrou-nos de forma resumida qual o papel do tecnólogo nas organizações, mostrou-nos também que é um profissional com bastante conhecimento científico e muita prática para inserir, adaptar, gerenciar novas tecnologias dentro das organizações de forma mais prática e conceitual.
Percebe-se claramente que a profissão de tecnólogo deixou de ser uma profissão do futuro, para ser uma profissão do presente.

* Ronald dos Santos Lorieri é aluno do 8º período do Curso Superior de Tecnologia em Normalização e Qualidade Industrial do CEFET-MG, consultor para implantação e manutenção de Sistema de Gestão da Qualidade baseado na norma ABNT NBR ISO 9001:2000 e sócio-fundador da CONSULTEQ.

Nenhum comentário: