terça-feira, 18 de novembro de 2008

Confiabilidade como vantagem competitiva

Confiabilidade: significa cumprir o contrato de entrega com o cliente na data prevista. É uma medida de conformidade com uma data preestabelecida, possuindo uma influência na satisfação dos consumidores em longo prazo, ao invés de ganhar uma venda imediata. O objetivo é o atingimento de confiabilidade 100%, pois cada contrato não cumprido é 100% de atraso para o respectivo cliente.
Confiabilidade e velocidade são vantagens competitivas intimamente relacionadas. Quando uma empresa decide ser confiável, ela pode atingir esta confiabilidade com longos prazos de entrega. Este procedimento pode tornar-se inseguro para a empresa, pois esta ficará impossibilitada de concorrer com outras empresas mais velozes quanto aos prazos.
A velocidade é um objetivo de desempenho primordial para satisfazer as necessidades dos clientes. A confiabilidade seria cotada como um objetivo de desempenho ulterior. Em outras palavras, a empresa necessita de um prazo de entrega veloz e apenas após o atendimento deste requisito é que esta pode provar quanto confiável é seu processo.
Em relação ao melhoramento destes objetivos de desempenho, a ordem dos fatores é invertida. É pouco útil diminuir os tempos de entregas sem aumentar a confiabilidade. A probabilidade de dispersão de tempos necessita ser reduzida, tornando-se mais previsível e confiável. Apenas após esta redução o processo pode ser melhorado em relação a sua velocidade.
Os benefícios proporcionados pela confiabilidade são:
Benefícios externos:
Conquistar novos clientes (ganhar novos pedidos) pelo fato de possuir um processo mais confiável. Inicialmente a confiabilidade era classificada como um objetivo qualificador, mas com a sofisticação das exigências dos consumidores, esta se tornou um fator diferencial (confiabilidade).
Benefícios internos:
Estabilidade do processo produtivo. As operações e as informações são repassadas entre os elementos com pontualidade e precisão. Assim, é necessário menos estoques protetores entre os estágios, permitindo um fluxo rápido entre estes.

Nenhum comentário: