terça-feira, 18 de novembro de 2008

Vantagem Competitiva da Flexibilidade

Flexibilidade: definida como a capacidade de variar, ser versátil frente as novas condições a serem enfrentadas. A flexibilidade permite corresponder com a variedade de atividades que a manufatura tem de lidar, proporciona também manter o desempenho à curto prazo – reagindo contra a confiabilidade – e ainda, à longo prazo, correspondendo com a estratégia da organização.
A flexibilidade pode agir como um amortecedor das operações, mantendo e melhorando o desempenho, apesar da adversidade do ambiente. Esta (flexibilidade) serve como um meio para atingir os demais objetivos desempenho. Um processo precisa ser flexível para, então, ser competitivo nas demais dimensões.
Existem diversas dimensões relativas à flexibilidade. A flexibilidade de faixa define o quanto um processo pode ser mudado, exibindo uma ampla variedade de produtos ou estados de manufatura. A flexibilidade de resposta define quão rapidamente um processo pode ser modificado, movendo-se com velocidade, de uma gama de atividades para outra.
A flexibilidade, dependendo do grau em que é realizada, pode ser confundida com mudança. Este limite é arbitrário, permanecendo como flexível, um processo onde as mudanças efetuadas não se transformem em mudanças substanciais ou fundamentais.
Geralmente as empresas possuem o conceito de que a flexibilidade de resposta estaria relacionada com os problemas de curto prazo. Assim, estes problemas seriam relacionados com trocas de máquinas, introdução de novos produtos e outros. A flexibilidade de faixa se relacionaria usualmente com problemas de longo prazo, envolvendo recursos extras ou melhorias.
A flexibilidade de um processo pode torná-lo menos competitivo, pois quando este processo possui a habilidade de mudar, este está por definição, não utilizando as capacidades para as quais pode mudar. Esta colocação não significa necessariamente que uma operação dedicada seja mais competitiva que uma flexível. A flexibilidade possui custos relacionados, assim, ela não deveria ser desperdiçada em áreas em que não é necessária.
A redução da flexibilidade poderia gerar redução destes custos relacionados, como redução da complexidade, limites restritos para a faixa de produtos oferecidos, estabilização das flutuações da demanda e desencorajamento das modificações freqüentes nos produtos. A tendência das empresas é manufaturar os produtos com os componentes comuns a vários modelos, deixando o comprometimento das partes para os estágios finais de montagem.

Nenhum comentário: