- A elaboração de um planejamento estratégico aumenta a probabilidade de que no futuro a organização esteja no local certo e na hora certa.
- Um plano estratégico oferece um visão do futuro indempendente do porte da organização.
- É um processo continuo de, sistematicamente e com maior conhecimento possível do futuro contido, tomar decisões atuais que envolvem riscos; organizar sistematicamente as atividades necessárias; medir o resultado das decisões através de uma retroalimentação sistemática e organizada, confrontando-o com as expectativas alimentadas.
- O planejamento Estratégico deve conter:
I. Definição do negocio, missão e visão.
ü Negocio: correto é analisar o beneficio resultante do produto/serviço.
ü Missão: deve refletir a razão de ser da empresa.
ü Visão: definição de onde a empresa quer estar em um determinado período de tempo.
II. Analise de ambiente interno e externo.
ü Definição das metas e estratégias.
ü Definição das forças, fraquezas, ameaças e oportunidades que afetam no comprimento da missão.
III. Formulação de Estratégias:
ü Base na analise de ambiente levantada.
ü Voltada para o futuro da organização.
ü Estar de acordo com as etapas anteriores.
IV. Implementar projetos e controlar.
ü Garante a defição de tudo que foi levantado e priorizado.
ü Participação de empregados de todos os setores (gestão participativa).
ü Ficar atento ao mercado, acompanhando as mudanças e revisar estratégias.
ü O processo precisa ser “vivo”.
Fonte consultada: WWW.administradores.com.br/artigos/o_que_e_planejamento_estrategico
Nenhum comentário:
Postar um comentário