terça-feira, 18 de novembro de 2008

Planejamento Estratégico

  • A elaboração de um planejamento estratégico aumenta a probabilidade de que no futuro a organização esteja no local certo e na hora certa.
  • Um plano estratégico oferece um visão do futuro indempendente do porte da organização.
  • É um processo continuo de, sistematicamente e com maior conhecimento possível do futuro contido, tomar decisões atuais que envolvem riscos; organizar sistematicamente as atividades necessárias; medir o resultado das decisões através de uma retroalimentação sistemática e organizada, confrontando-o com as expectativas alimentadas.
  • O planejamento Estratégico deve conter:

I. Definição do negocio, missão e visão.

ü Negocio: correto é analisar o beneficio resultante do produto/serviço.

ü Missão: deve refletir a razão de ser da empresa.

ü Visão: definição de onde a empresa quer estar em um determinado período de tempo.

II. Analise de ambiente interno e externo.

ü Definição das metas e estratégias.

ü Definição das forças, fraquezas, ameaças e oportunidades que afetam no comprimento da missão.

III. Formulação de Estratégias:

ü Base na analise de ambiente levantada.

ü Voltada para o futuro da organização.

ü Estar de acordo com as etapas anteriores.

IV. Implementar projetos e controlar.

ü Garante a defição de tudo que foi levantado e priorizado.

ü Participação de empregados de todos os setores (gestão participativa).

ü Ficar atento ao mercado, acompanhando as mudanças e revisar estratégias.

ü O processo precisa ser “vivo”.

Fonte consultada: WWW.administradores.com.br/artigos/o_que_e_planejamento_estrategico

Nenhum comentário: